DOCES DIVAGAÇÕES

Pensamentos voam e, de repente, pousam aqui.

Alfabeto fonético da OTAN

Trago algo que todas as pessoas deveriam saber e exercitar sempre que possível. O alfabeto fonético da OTAN foi criado a partir de letras do alfabeto inglês, por meio de um princípio acrofônico para que combinações críticas de letras (e números) pudessem ser pronunciadas e entendidas por aqueles que transmitem e recebem mensagens de voz por rádio ou telefone, independente de seu idioma nativo.

O nome comum desse alfabeto surgiu pois ele apareceu na publicação Allied Tactical Publication ATP-1, Volume II: Allied Maritime Signal and Maneuvering Book, usado por todas as esquadras aliadas da OTAN, que adotaram uma forma modificada do Código Internacional de Sinais. Por este último permitir que mensagens fossem transmitidas por bandeiras ou código Morse, naturalmente denominou as palavras-chave usadas para transmitir mensagens faladas de “alfabeto fonético”.

E por que você deveria conhecer tal alfabeto? Por diversos motivos, quais sejam: (1) todas as companhias aéreas conhecem tal alfabeto, então quando você ligar para uma atendente e soletrar o localizador da sua passagem utilizando o alfabeto fonético será compreendido rapidamente; (2) empresas de locação de carros também conhecem, logo o processo para alugar carros ficará facilitado; (3) a rede hoteleira também é treinada para utilizar esse alfabeto; (4) por ser algo previamente estabelecido, foi estudado para que tivesse palavras de fácil compreensão em qualquer idioma que for ouvido, de forma a evitar confusões como “n de maria ou navio”; (5) é um padrão internacional. Sendo assim, veja abaixo a tabela contendo as letras e os números e a devida correlação no alfabeto fonético da OTAN.

Perceba que as palavras são curtas, de fácil pronúncia e de simples gravação. Especialmente em viagens, fazer uso deste alfabeto é fundamental para agilizar reservas e tantos outros procedimentos para passeios e afins. Salve a imagem acima e guarde em seu celular, para que esteja sempre à mão quando precisar.

Na internet encontrei uma estória e fiz algumas adaptações para facilitar o decoreba: “Alfa ficou bravo ao saber que Charlie, comissário de bordo da Delta Airlines, dono de um Eco Sport e um Fox, foi de Golf pro hotel, onde conheceu uma linda índia chamada Juliet. Ela era de Lima, o abandonou e casou-se com Mike no mês de november. Depois ganhou o Oscar e foi abençoada pelo Papa em Quebec. Ele juntou-se a Romeu, subiram a Sierra e foram dançar Tango de uniforme com Victor, depois de tomarem muito Whiskey com um médico que tinha um X-Ray de um yankee chamado Zulu nas mãos“. Bom uso!

Anúncios

2 comentários em “Alfabeto fonético da OTAN

  1. Interessante Marcos. Achei que só era utilizado na aviação. Abraço.

    • Marcos Perini
      05/11/15

      Opa, obrigado pelo feedback. E o alfabeto pode ser usado em qualquer lugar, mesmo que a pessoa não o conheça, melhor que usar palavras comuns que podem ser confundidas com outras. 🙂

Comente agora mesmo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 31/10/15 por em Viagens.
%d blogueiros gostam disto: