DOCES DIVAGAÇÕES

Pensamentos voam e, de repente, pousam aqui.

Cicatrizes

Cicatriz. [Do lat. cicatriceS.f. 1. Marca, sinal ou vestígio que fica das feridas e chagas, depois de curadas. 2. Sinal ou vestígio de estrago ou de destruição. 3. Impressão duradoura de uma ofensa ou desgraça. 4. Lembrança dolorosa.

São diversos sentidos que remetem a um resultado negativo, com certo sofrimento àquele que, de alguma forma, obtém uma cicatriz. Para desenvolver um raciocínio lógico, o que leva alguém a conseguir uma? Acredito que o ponto de partida seja a origem. Há cicatrizes que são resultado de uma ação desejada, ou seja, previamente planejada pelo indivíduo. Há outras, contudo, resultantes de ações totalmente inesperadas, cujas consequências não podem ser medidas num primeiro pensamento.

Partindo desse escopo, relativamente às cicatrizes que podemos prever, temos: cirurgias plásticas corretivas (ainda que se queira o mínimo de marcas); tatuagens diversas, seja para mero deleite visual, seja para esconder uma cicatriz anterior; uso prolongado de piercings e outros acessórios; cesarianas; implantes capilares; sequelas de lutas esportivas (sabe-se o risco antes de entrar no ringue) e pactos de sangue feitos quando crianças.

Em mão oposta, temos as cicatrizes oriundas de processos não previstos, como: acidentes diversos, sejam eles automobilísticos, aéreos, náuticos ou mesmo aqueles ocorridos numa corrida matinal, mas todos basicamente físicos; lesões decorrentes de ação criminosa, por ação voluntária ou involuntária do agente criminal; contusões ocasionadas por mera distração, como tropeços ao andar, cortes na mão ao cozinhar, queimaduras no corpo, etc; ferimentos provenientes de intervenções cirúrgicas mal realizadas, em virtude de incapacidade médica ou falta de instrumentos adequados; traumatismos derivados de doenças letais; entre outras.

Percebe-se que, independentemente da origem (desejada ou indesejada), as principais cicatrizes são as físicas, especialmente porque a grande maioria é visível aos olhos. Não posso deixar de falar, também, sobre as cicatrizes intangíveis, intocáveis, mas igualmente profundas, que deixam marcas àqueles que sofreram uma comoção sentimental. E no quesito etéreo, a saudade é uma das marcas mais comuns que alguém pode deixar em outrém. Torna-se, como o verbete trata, uma lembrança dolorosa.

Há também as cicatrizes oriundas de violências sexuais, difíceis de serem apagadas (como se houvesse uma forma); de maus tratos; da falta de zelo e carinho; do completo abandono; dos sucessivos fracassos amorosos, etc. Nestes casos, quando se consegue lidar com a devida tempestividade e com bom discernimento dos fatos, é possível ver pessoas reformuladas psicologicamente: ninguém esquece o trauma que sofreu, no entanto trata com a inteligência emocional necessária para seguir adiante e ajudar pessoas que passaram por situação semelhante.

Considerando as lembranças que podem ser boas, as cicatrizes emocionais podem formar momentos que uma pessoa carregará pelo resto da vida. Particularmente, tenho 05 marcas em meu corpo que me remetem a situações diferentes, umas não tão boas e outras excelentes. Considerando ser interessante guardar o máximo possível de lembranças positivas, cabe a cada um refletir sobre a manutenção de lembranças negativas. Cicatrizes possuem essa serventia: alertar-nos sobre uma situação que ocorreu, mas que desejamos que não se repita.

Se não temos controle sobre as ações alheias, temos que ficar atentos às nossas ações, a fim de evitar que causemos males a nós mesmos. Quando se trata de sentimentos, há uma linha tênue para se distinguir o que nos faz bem daquilo que nos faz mal. Nem sempre temos a certeza de que algo nos faz mal até que alguém de fora converse conosco – ou quando estivermos sob efeito da depressão ou algo pior.

Portanto, reflita sobre as ações que você tem exercido em sua vida e os passos que deseja seguir para o futuro. Quando algo lhe acontecer, saiba analisar com a devida calma para que as consequências não lhe causem qualquer prejuízo físico ou emocional. E se houver cicatrizes, que estas possam ser úteis.

Imagem destacada obtida no Create-Tattoos.com
Anúncios

Um comentário em “Cicatrizes

  1. Lindo post!!

Comente agora mesmo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 14/10/15 por em Reflexão e marcado , , , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: