DOCES DIVAGAÇÕES

Pensamentos voam e, de repente, pousam aqui.

Amizades e namoros, como lidar?

Para tentar entender um pouco mais sobre a divagação de hoje, trago aqui os significados dos vocábulos amizade e namorar (ação do namoro). Vejamos:

Amizade. [Do lat. vulg. amicitate] S.f. 1. Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual. 2. Estima, simpatia ou camaradagem entre grupos ou entidades. 3. Pessoa amiga, amigo. 4. Vinculação de caráter exclusivamente social; relações. 5. Mancebia, concubinato, amasio. 6. Entendimento, concordância, fraternidade. 7. Benevolência, bondade. 8. Dedicação de certos animais ao homem.

e

Namorar. [Var. aferética de enamorar.] V.t.d. 1. Procurar inspirar amor a; requestar, cortejar. 2. Inspirar amor a; apaixonar; cativar; atrair; seduzir. 3. Manter relação de namoro com; ser namorado de. 4. Desejar ardentemente; cobiçar. 5. Empregar todos os esforços por obter. 6. Fitar de maneira insistente e com vontade de possuí-la. 7. Atrair, chamar. 8. Manter relação de namoro com, ser namorado de. 9. Andar em requestos ou galanteios. 10. Procurar conquistar; paquerar. 13. Agradar-se, encantar-se, enamorar-se.

Percebam que há diferenças básicas e explícitas nos verbetes existentes para cada vocábulo supracitado. Via de regra, qualquer pessoa que queira manter um namoro com outra pessoa deverá passar antes pela fase da amizade. E não quero dizer que são necessários 5 anos de amizade para que um namoro brote entre ambos.

O caminho natural das coisas é que as pessoas se conheçam – e o ambiente ou a forma como esse primeiro contato ocorreu é irrelevante – e mantenham um mínimo de conversa e contato pessoal. Quando há afinidades consolidadas e uma amizade estabelecida, ambos percebem que pode surgir algo mais, fazendo com que a relação inicial se expanda para um namoro. E então a vida segue para situações mais concretas e definitivas (se for de vontade de ambos). Esse é o caminho feliz? Provavelmente sim.

Ocorre que o vocábulo amizade define uma particularidade: a amizade colorida. Nada menos que um relacionamento íntimo, amoroso e sem qualquer vínculo ou compromisso social. Algumas pessoas entendem que, por manterem uma amizade forte, consolidada e teoricamente inabalável, pode haver algo mais que isso, sem que haja o estabelecimento de um relacionamento. Muitos chamam isso de “amizade com benefícios”. E cada um tem a sua opinião sobre esse tema, que pode ser o céu a alguns e o inferno para outros.

Mas, em minha opinião, a mais crítica das situações que envolvem amizades e namoros refere-se à existência de expectativas, às vezes exacerbadas, por parte de uma das pessoas desse laço. Digamos que exista uma amizade entre A e B, suficientemente forte para que ambos troquem informações e experiências sobre o que ocorre em suas vidas. Só que A nutre muito mais que o sentimento de amizade por B, fazendo com que haja uma parcela de esperanças para que essa ligação caminhe para algo mais sério. O tempo passa e esse relacionamento se mantém estável. Ora, a quantidade de afinidades permanece a mesma (ou aumenta) e a confiança entre A e B cresce. E, por diversos fatores, A não deixou de sentir o que sentia. E se A revelar a B seus sentimentos? Das duas opções, uma: ou os desejos de A serão concretizados ou B terá uma negativa ao pensamento de A, desdobrando-se em duas possibilidades: B mantém amizade com A, explicando as razões pelas quais nega qualquer sentimento de afeição além da amizade; ou então desmancha a amizade ali mesmo, por entender que não haveria um meio dela continuar após saber dessa notícia.

O pior nestes casos é o excesso de expectativas que A pode criar com B, pois sem haver uma situação definitiva, isto é, sem que B saiba dos sentimentos de A, este ficará absorto em seus devaneios e na eventual possibilidade de um relacionamento com B. Portanto: se alguém nutre sentimentos por alguém, seja franco consigo mesmo e com esta pessoa e conte tudo o que está passando em sua mente e seu coração.

Se você contou para B que gosta dele(a) e, mesmo recebendo uma reação negativa, a amizade se manteve, faço uma recomendação: retire quaisquer sentimentos amorosos com relação a essa pessoa de dentro do seu coração. Isso não significa que você deixará de amar essa pessoa pelo que ela representa a você, afinal os laços de amizade são fortes e vocês passaram por muitas experiências juntos. Porém você não deve nutrir quaisquer sentimentos de desejo, atração ou cobiça. Ele(a) já falou que não serão namorados, então abra os olhos e enxergue claramente o que aconteceu. Se a amizade não se manteve fica ainda mais fácil “apagar” essa pessoa do seu coração e da sua vida, por mais dolorido e trabalhoso que seja. Tome o tempo que precisar e afaste-se completamente desta pessoa para que eventuais explosões de sentimentos não façam você falar besteiras e tentar uma nova declaração de amor. Uma observação: se essa amizade surgiu em ambiente de trabalho, você terá um árduo trabalho para manter o profissionalismo, especialmente se você ainda tiver que manter contato com a pessoa. Sugiro que você mantenha sua mente ocupada, saindo com outros colegas e amigos, fazendo qualquer atividade que julgar interessante para tirar da sua cabeça os pensamentos voltados a essa pessoa.

Concluindo, o resultado pode ser negativo? Claro que sim, afinal de contas não mandamos no coração alheio. Contudo, pode ser que ele(a) recebe essa notícia como algo extremamente positivo e ambos poderão aproveitar ainda mais os laços afetivos que mantinham. Vivencie agora o que muitos chamam de um grande amor.

Amigos ou namorados?

Anúncios

Comente agora mesmo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: