DOCES DIVAGAÇÕES

Pensamentos voam e, de repente, pousam aqui.

Qual sua idade?

Idade. [Do lat. aevitate.] S.f. 1. Número de anos de alguém ou algo: Tem 25 anos de idade. 2. Duração ordinária da vida: A idade do cachorro é, em média, de uns oito anos. 3. Época da vida: Foi feliz em todas as idades. 4. Estádio da existência, fase: A adolescência é a idade das ilusões. 5. Velhice. 6. Tempo, época. 7. Qualquer época da civilização que apresenta determinadas características sociais ou culturais; era. […].

O dicionário apenas define um dos mais controversos vocábulos já existentes. Para determinadas pessoas, sua idade é algo secreto, como se ninguém no mundo pudesse saber dessa informação. É natural que muitos artistas queiram omiti-la, até porque, como tudo no mundo, fama e quantidade de trabalho perecem ao longo do tempo.

Os adolescentes querem, com o máximo de pressa possível, chegar à idade adulta para aproveitar o quanto antes a vida: poder dirigir, entrar em festas e baladas, beber os mais diferentes drinques e bebidas alcoólicas, namorar e sair sem muita preocupação. Muitos, de forma até natural, frustram-se após atingirem a maioridade, uma vez que a responsabilidade pesa sobre seus ombros.

Em virtude de diversas convenções sociais e outros fatores, a idade representa muito mais que um simples número. Define fases das vidas das pessoas, como se tivéssemos que seguir à risca certos preceitos. Basicamente, até os 18 anos o indivíduo já deve estar formado no Ensino Médio para, até os 25, estar graduado. Até os 28 já deve ter feito o Mestrado e aos 30 deverá ter iniciado o Doutorado. Devidamente empregado (seja no universo privado ou por concurso público), até os 35 anos deve estar casado e com pelo menos dois filhos(as). Aos 60 já estará com os primeiros netos (ou netas) e começará os planos de aposentadoria, se continuarão trabalhando ou se viajarão ao redor do mundo.

É uma vida muito engessada. Formatada demais. Padronizada ao extremo. Como se tudo fosse um conto de fadas, e não estivéssemos suscetíveis às mudanças do mundo e, principalmente, das nossas próprias vontades. Do nosso livre arbítrio.

Acredito que haja, sim, uma obrigação, referente à formação educacional de todos os seres. Educação é extremamente importante: os indivíduos adquirem cultura, abrem suas mentes para novos horizontes e sabem distinguir, com eficiência e eficácia, o que pode ou não ser  bom para si. A educação é uma porta para diversos mundos. E quanto a isso a idade nada tem a ver. Pessoas graduam-se com poucos ou muitos anos de vida; o importante é concluir o que foi iniciado.

Para alguns, contudo, a idade é algo puramente estético. Nada contra cremes, pomadas e quaisquer tratamentos estéticos, afinal de contas foram criados com um propósito e por gente especializada no assunto. Essa preocupação pode e deve existir, já que pessoas conscientes de sua existência devem preocupar-se com a aparência. Não devem, todavia, sobrepor essa preocupação a todas as outras coisas. Inegável que as mulheres queiram omitir essa informação, mais até do que os homens. Porém, até quando acreditarão que você está completando 25 anos novamente? Especialmente quando alguém na festa lhe conhece há pelo menos 30 anos? Difícil.

A idade deve ser encarada de forma mais branda, atenuada. Quando se dá tanta exclusividade a ela é possível que outros detalhes essenciais passem ao largo, pormenorizados ou mesmo despercebidos. Viva cada fase da sua vida com a intensidade necessária, para que nada seja esquecido e tudo seja aproveitado da forma como deve ser. Tenha orgulho de marcas de expressão e quaisquer outras marcas do tempo em seu corpo. Elas demonstram o quanto você viveu e soube tirar proveito dos momentos vivenciados. Seu corpo registra, das mais variadas maneiras, memórias de tudo que você passou. Não tenha vergonha do que você é… de quem você é. A idade é apenas uma invenção do ser humano. Simples assim.

Idade

Imagem em destaque obtida no sítio Kim Klassen cafe.

Anúncios

Comente agora mesmo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 08/01/13 por em Reflexão e marcado , , , , .
%d blogueiros gostam disto: