DOCES DIVAGAÇÕES

Pensamentos voam e, de repente, pousam aqui.

Ano novo, corpo em dia

Pelo menos é o que promete a edição de Janeiro de 2012 da revista Men’s Health. Mas, sinceramente, quem foi o ser humano que não exagerou nas festas de fim de ano, nas comilanças e nas guloseimas? Retirando-se aqueles que estavam em dieta firme (por orientação médica), por alguma doença e/ou caso cirúrgico, acredito que a maioria das pessoas esbanjou no excesso alimentar ou alcoólico.  Sendo assim, surgem como verdadeiras pragas milhares de receitas, de métodos e de poções mágicas para ajudar aqueles que encontram-se moribundos e sorumbáticos em relação aos seus corpos.

E antes de você se matricular na primeira academia que estiver ao alcance, primeiro reavalie sua alimentação. Queimar centenas de calorias em inúmeros exercícios só vale realmente a pena quando se mantém uma dieta equilibrada. Não quero aqui ser o chato da vez, então fique à vontade para saborear aquele McDonald’s de fim de semana ou um rodízio de frutos do mar ao longo da semana com os colegas de trabalho. Saiba apenas moderar e/ou compensar alguns produtos ingeridos.

Então, já que estamos falando de alimentação, que tal conhecer alguns alimentos que são capazes de tirar anos da sua aparência e ainda rendem um saboroso prato, moleza de fazer?

a) cenoura: pesquisadores descobriram que os carotenoides presentes na cenoura conferem bastante vitalidade à pele. Essas substâncias são antioxidantes que combatem os radicais livres responsáveis por causar o envelhecimento. E alimentos de cor alaranjada e avermelhada ainda possuem pró-vitamina A: “É um tipo de vitamina A que protege a pele, agindo como um filtro solar natural, e também potencializa a ação dos carotenoides“, afirma Paula Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo;

b) cebola roxa: com o tempo, o rosto vai perdendo o tônus muscular. Uma substância chamada quercetina, presente na cebola, ajuda a driblar isso e contribui para manter sua cara jovem: “O alimento faz mais: acelera o metabolismo e é anti-inflamatório“, explica Paula;

c) frango: é rico em vitamina B12: “Auxilia a produção de melanina no organismo, de forma a preservar a cor original do cabelo por mais tempo”, indica Philip Kingsley, médico e tricologista norte-americano;

d) edame (soja verde): é rico em uma proteína que inibe a di-hidrotestosterona – hormônio responsável por 15% da queda capilar, segundo foi divulgado no Journal of Nutrition, periódico americano;

e) vagem: o dióxido de silício, também conhecido como sílica, é um composto químico encontrado na vagem que auxilia seu organismo a absorver o cálcio, mineral que fortalece os ossos. “Além disso, esse vegetal possui magnésio e zinco, minerais antioxidantes, e ferro, que ajuda a prevenir e combater a anemia“, diz Paula.

Dicas como essa e muitas outras você encontra na edição número 69 da revista Men’s Health. Nada lhe impede, também, de procurar outras informações pela Internet e, mantenha em mente: procure sempre orientações de um profissional de saúde formado e autorizado para exercer sua atividade. Não acredite em produtos milagrosos nem em gurus da modernidade. Cuidar da saúde é um ofício constante e gradativo: quanto mais cuidar de si mesmo, melhor ficará.

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Publicado às 15/01/12 por em Bem-Estar e marcado , , , , , .
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