DOCES DIVAGAÇÕES

Pensamentos voam e, de repente, pousam aqui.

Está com fome? Vá de miojo!

Parece brincadeira, mas não é. Para todo aquele que não tem muito tempo para almoçar ou jantar, o macarrão instantâneo sempre foi uma boa pedida. Bem, até mesmo aqueles que têm tempo para cozinhar outros pratos podem gostar do bom e velho miojo. Criado há 53 anos (completados em Agosto desse ano), o macarrão é vastamente conhecido por ficar pronto em apenas 03 (três) minutos, por conter um sashê de tempero e por ser um dos pratos mais fáceis de se cozinhar. De acordo com a Abima (Associação Brasileira de Massas Alimentícias) são consumidas cerca de 180 mil toneladas de massa instantânea no Brasil.

Acontece que o miojo não precisa ser encarado como um prato tão simples assim. Especialmente porque após cinco ou seis dias comendo somente miojo (em apenas uma das refeições diárias) você certamente estará fatigado. É natural, então, que algumas pessoas revirem seus armários e geladeiras à procura de ingredientes que possam incrementar o pequeno macarrão. O mercado, contudo, faz seu papel, oferecendo uma infinidade de marcas e sabores. Para grandes famílias, há até aqueles sem tempero algum e de tamanho maior.

Meus sabores preferidos são Feijão e Yakisoba, mas confesso: já fiz diversos experimentos caseiros com esse macarrão. São sugestões simples: adicionar requeijão branco; com salsichas cortadinhas; adicionar queijo cheddar; cortar cebolinha e azeitonas; o próprio feijão do almoço sobre o macarrão; aquela carne moída do almoço; uma latinha de atum/sardinha; sem tempero e somente queijo ralado; molho shoyu e até mesmo o molho para kare. Como dizem por aí: o limite é a criatividade – e o que estiver dentro da sua cozinha, basta não usar o pacote de tempero.

Pesquisando um pouco na internet, descobri algumas receitas muito boas que podem ser testadas em casa. São elas:
a) Lámen sofisticado (acesse);
b) Miojo com coxinha de frango e quiabo (acesse);
c) Feito no microondas (acesse);
d) Parisiense falsiet (acesse) – muito boa;
e) Miojo com tomate picado e manjericão (acesse);
f) Miojo a Pizzaiolo (acesse) – ótima;
g) Miojo com requeijão cremoso (acesse).

Cuidado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou um estudo na quantidade de sódio, gordura saturada, gordura trans e açúcares em mais de 20 categorias de alimentos industrializados. O caso do macarrão instantâneo com tempero chamou atenção pela grande quantidade de sódio encontrada. “Em algumas amostras ficou constatado que, ao comer uma única porção desse alimento, a pessoa está ingerindo 167% do sódio recomendado para ser consumido durante todo dia”, explica a diretora Maria Cecília Brito. Quando analisados isoladamente, o macarrão instantâneo e os temperos para macarrão instantâneo, além da grande quantidade de sódio, apresentam uma grande oscilação desses teores de marca para marca. A variação chega a 7,5 na quantidade de sódio nos macarrões instantâneos e a 7,2 nos temperos.

O que isso significa? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de sal não deve ultrapassar 4 gramas, e o de sódio, 2 gramas. A substância é um fator de risco para doenças cardíacas e hipertensão, além de aumentar a pressão arterial. Especialistas já observaram que o uso em excesso do glutamato monossódico, famoso realçador de sabor, pode causar enxaquecas, dores de cabeça, náusea, quimação no peito e sudorese, além de outras reações.

Compartilhe
Como vocês puderam ver nas receitas, sofisticação não aumenta a complexidade do prato e não exige muito dinheiro para fazê-lo. Obviamente que é possível encontrar receitas com camarões frescos e cogumelos, mas, se você os tiver em casa, aproveite. Como dito anteriormente, basta ter criatividade. E você, tem alguma receita bacana que queira compartilhar conosco?

Anúncios

Um comentário em “Está com fome? Vá de miojo!

  1. Faz muito tempo que eu não como miojo. A verdade é que ele “cozinha” em três minutos pq de massa de macarrão ele não tem nada, é só gordura. E gordura amolece rápido em água quente!!! Pode até quebrar um galho na hora da fome MAS é altamente recomendado pelos nutricionistas não consumir!

Comente agora mesmo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 20/09/11 por em Vapt-Vupt e marcado , , , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: