DOCES DIVAGAÇÕES

Pensamentos voam e, de repente, pousam aqui.

Diário de um Banana

A fim de manter a categoria Literatura ativa, trago aqui a série de livros escrita por Jeff Kinney, intitulada “Diary of a wimpy kid” e traduzida pela Vergara & Riba Editoras como “Diário de um Banana“. Os livros contam as memórias de Gregory Heffley, um garoto de aproximadamente 12 anos, que cursa a sexta série do ensino escolar norteamericano, em sua primeira edição.

O Diário de um BananaLivro 1 – Diário de um Banana, 2008. O assunto é bastante explorado por filmes de adolescentes, inclusive porque algumas situações parecem ter origem nestes filmes (ou vice-versa). Ainda assim, a linguagem é bem interessante e os acontecimentos ao longo da estória prendem o leitor de forma bastante forte. Sinal disso é que li o livro em apenas dois dias (ainda que fosse possível a leitura em apenas um). Neste livro somos apresentados ao Greg e a seu amigo, Rowley Jefferson, que o acompanha em suas aventuras e trapalhadas. As melhores, por sinal, referem-se aos seguintes momentos: na época do halloween, quando tentam criar uma casa mal assombrada, muito melhor que a da Escola de Crossland; na noite do dia das bruxas, quando são perseguidos por garotos mais velhos; quando tiveram de realizar o Estudo Independente, cujo projeto seria de construir um robô que faria justamente as coisas que Greg detestava fazer. O livro me agradou bastante, exceto pela parte em que Greg e Rowley desfizeram, ainda que temporariamente, a amizade que tinham. De certa forma senti um pouco de motivação para outras crianças fazerem coisas semelhantes com seus colegas, possibilitando desvio de caráter de certos indivíduos. Os quadrinhos existentes no livro dão um toque diferencial ao livro, garantindo e aumentando o toque de humor!

Livro 2 – Diário de um Banana: Rodrick é o cara, 2009. Depois de ter ficado com raiva de algumas coisas feitas por Greg Heffley, você acaba gostando do Diário de um Banana e se pergunta como será a próxima edição. Foi então lançado este livro, no Brasil, em 2009. Agora a relação entre Greg e Rocrick, seu irmão, é intensificada, seja por momentos de pura diversão ou alta tensão. Greg tentou aproveitar-se de uma das diversas viagens de Rowley com a família pelo mundo para obter fama, de forma rápida. Não conseguiu, obviamente. Outro momento engraçado, quando o pai de Greg montou um campo de batalha da Guerra Civil no porão. Para o tio de Greg não passava de brincadeira de crianças, mas rendeu momentos de suspense ao Manny (irmão caçula de Greg) e ao Rowley, que foram terminantemente proibidos de brincar com o campo de batalha. Divertida também a proteção exacerbada com Manny pelos seus pais, impedindo que Greg fizesse a Manny tudo o que sofreu nas mãos de Rodrick. Passagem interessante também quando Greg cuida da Princesa, cadela dos Fuller, vizinhos que saíram de férias no verão. Melhor ainda foi a Grana da Mamãe, na tentativa de que Rodrick e Greg realizassem afazeres domésticos, em troca do dinheiro de mentira, para converterem em moeda real e então comprassem o que quisessem. Sem mais spoilers, Greg ganhou na loteria e não pode usufruir. E um dos momentos finais do livro é quando somos apresentados ao segredo de verão de Greg, conhecido unicamente por Rodrick. Só lendo para saber qual é.

Livro 3 – Diário de um Banana: A Gota d’Água, 2010. Greg não toma jeito mesmo. E a cada dia se envolve em mais confusão. O difícil é fazer seu pai engolir esse talento de Greg se meter em situações embaraçosas. Cansado dessa situação, Frank Heffley tenta de tudo um pouco para botar algum juízo na cabeça dele. É claro que Greg sempre encontra uma maneira de estragar tudo. Até que seu pai faz uma grande ameaça e as coisas mudam de figura. Qual foi a gota d´água que vai fazer a paciência de Frank transbordar de vez? Neste livro Greg continua se achando o perfeito, o maioral. As aventuras com Manny e Rodrick só aumentam, à medida em que as coisas tornam-se cada vez piores. Os favores feitos aos parentes em troca de presentes de Natal, cuja frustração ao recebê-los foi enorme. Problemas escolares envolvendo Greg e Howley e muitas outras situações tornam essa série muito divertida.

Livro 4 – Diário de um Banana: Dias de Cão 2011. Férias de verão – o tempo está lindo, e toda a garotada está se divertindo ao ar livre. Onde está Greg Heffley? Dentro de sua casa, jogando videogame com as cortinas fechadas. Greg, um caseiro assumido, está vivendo sua derradeira fantasia de verão: nada de responsabilidades e regras. Mas sua mãe tem uma visão diferente para um verão ideal: muitas atividades fora de casa e “união de família”. É tudo que Greg não gostaria que acontecesse. Na realidade, acredito que ele não gostaria de ter chegado perto da piscina pública da cidade. Muito menos do que aconteceu por lá! Em seu último ano do ensino fundamental, Greg sofre ao ver os meninos que fazem barba, enquanto ele mal tem uma. Os filmes de terror continuam lá, amedrontando Greg e Rowley. O humor está mais apimentado e a leitura, obviamente, continua fácil e rápida. Vale a pena!

E, como se não bastassem os livros, foi lançado também o Diário de um Banana: Faça Você Mesmo, com um montão de atividades e histórias divertidas, permitindo aos leitores da série escreverem nesse diário, com a intenção de, no futuro, apresentá-lo à mídia quando for famoso. A série é altamente recomendável, não somente pela leitura fácil e dinâmica, mas pelos temas abordados, pela graça dos assuntos e pelo suspense causado ao leitor de como as personagens livram-se dos problemas. Gregory Heffley consegue transmitir ao leitor as angústias, os traumas e as dificuldades que uma criança da idade dele sofrem ao vivenciarem tantas experiências ao longo de sua formação escolar e como pessoa. Não é um livro apenas para crianças, mas também para os pais, de forma que assim entendam melhor o pensamento dos seus filhos. Relacionamento entre pais e filhos necessitam de mais diálogo, de presença e de carinho, com base no respeito e na honestidade.

Mudando um pouco o foco, a série Diário de um Banana encontra-se também em formato cinematográfico, com participação dos atores Zachary Gordon (Greg) e Devon Bostick (Rodrick). Até o momento foram lançados dois filmes nos Estados Unidos, igualmente engraçados aos livros. Contudo, isso será assunto para outro post. 🙂

Anúncios

2 comentários em “Diário de um Banana

  1. Suellen
    19/08/11

    Parei de ler por causa dos spoilers! hahahah Bom, vi o livro em uma dessas livrarias e achei bem interessante, li bem por alto. Não comprei pq tenho vergonha de comprar livros infanto-juvenis enquanto tenho tanta coisa do mestrado pra comprar =/ Mas descobri que virou filme e assisti. Olha, muiiito legalzinho o filme, fofinho, daqueles que vc quer que seus filhos vejam. Acho que o Greg como muitos outros personagens principais infantis tem esse problema de ter vergonha de quem são, e de seus amigos ou familiares, e passam por muitos problemas por causa disso. Qd vejo isso em um livro/filme/série tento ver que é uma forma de mostrar às crianças que por ‘piores’ que nossos amigos sejam, cada característica deles é o que os faz mais especiais. Enfim, gostei do post, fiquei com mais vontade ainda de ler os livros! =D

    • Marcos Perini
      19/08/11

      Muito bacana seu comentário! 🙂 Por um acaso você faz mestrado na área de psicologia? // Acredito que a literatura não tem idade específica, assim como não deveria haver classificação de censura para determinados filmes. As pessoas deveriam deixar certos rótulos de lado e curtirem mais a vida. Temos sim, que fazer aquilo que é certo e que garanta nossa responsabilidade no universo profissional; mas não podemos deixar de nos divertir, independente da forma. Especialmente se não fere nem desrespeita ninguém! rsrs

Comente agora mesmo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 19/08/11 por em Literatura e marcado , , , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: