DOCES DIVAGAÇÕES

Pensamentos voam e, de repente, pousam aqui.

Paintball: diversão para todas as idades

O paintball é um esporte de combate, individual ou em equipes, que utiliza armas de CO2 ou ar comprimido, disparando bolas com tinta colorida. O objetivo é atingir o oponente, marcando suas roupas com tinta, sem causar dano ou lesão corporal. As bolas são feitas de óleo mineral solúvel em água, atóxico e biodegradável. Cada lado da disputa costuma usar uma cor diferente, tornando fácil identificar a origem do tiro. É possível encenar vários tipos diferentes de disputa: um contra um, grupo contra grupo, contagem de pontos, captura de líder, defesa de território, captura de bandeira, como em qualquer outro jogo de simulação de combate. Para aqueles viciados em jogos eletrônicos, podem ser utilizados como exemplos os jogos Counter Strike, Unreal Tournament, Team Fortress 2 e Call of Duty.

A tecnologia do paintball também é utilizada por forças militares, segurança pública e organizações de segurança com o intuito de prover suporte para treinamentos militares, rebeliões e supressão não-letal a ações suspeitas. Em termos de percepção e movimentação, uma arma de paintball tem muito pouco em comum com uma arma real de fogo, mas o paintball ainda é uma boa prática para situações de combate. Principalmente por permitir que os soldados pratiquem as estratégias, a camuflagem e a arte de não serem atingidos. No entanto, embora o paintball tenha se tornado parte do treinamento militar e da polícia, essa não é a sua origem.

As primeiras armas foram desenvolvidas nos anos 70 para uso na floresta e na agricultura. Os engenheiros florestais utilizam as armas para marcar determinadas árvores para pesquisa, bem como para trilhas. As armas também eram utilizadas por criadores para marcar o gado. Em algum momento, alguns engenheiros florestais ou criadores começaram a atirar uns contra os outros e então teve início o jogo de paintball. Mas as coisas não iniciaram até 1981, quando um grupo de 12 guerreiros de fim de semana pegaram algumas das armas dos engenheiros florestais e as utilizaram para jogar uma versão avançada de captura da bandeira (semelhante ao paintball). Dependendo dos jogadores, os jogos podem durar de segundos a horas ou até mesmo por vários dias, de acordo com o cenário escolhido.

Os jogos podem ocorrer em campos fechados ou abertos, de vários tamanhos. Normalmente as pessoas optam por jogar em campos apropriados, os quais juntam num mesmo espaço todas as condições para se poder fazer jogos de paintball com toda a qualidade e segurança. Estes campos são oferecidos por empresas que devem garantir a segurança das pessoas, em cumprimento à legislação vigente. Nestes locais, normalmente são disponibilizados vários cenários diferentes para que os jogos sejam interessantes, bem como todo o equipamento necessário e também monitores com formação adequada para que possam auxiliar os jogadores em termos de segurança, arbitragem, apoio técnico e enquadramento dos jogos. Além disso, contam com instalações de apoio como banheiros, áreas de lazer e estacionamento que contribuem para que os jogos de paintball sejam uma experiência agradável e uma oportunidade de convívio com os amigos.

Estima-se que o esporte conta com cerca de 12 milhões de praticantes em todo o mundo. Existem cinco torneios expressivos: o CSP (Circuito Sul-Americano de Paintball), PSP (Paintball Sport Promotional), o NPPL (National Paintball Players League) dos Estados Unidos, o Millennium Series da Europa Ocidental e o Centurio Circuit da Europa Oriental.

Certo, agora você já sabe um pouco mais do esporte e ficou interessado(a) em praticar. Quer um incentivo? Se você mora em Brasília (DF) pode conhecer um novo ambiente diferenciado para a prática do paintball. Por que diferenciado? Porque reúne não somente este esporte como também um ambiente de lazer para toda a família. Mas, você mora sozinho(a)? Não se preocupe. O espaço proporciona a visita de familiares, amigos e colegas de trabalho. Sendo assim, que tal marcar um happy hour numa sexta-feira e divertir-se por algumas horas atirando as bolinhas de paintball no seu colega? Não vale querer acertar o chefe! Enquanto isso, as crianças podem divertir-se na piscina ou nos pula-pulas e em diversos outros brinquedos. Que lugar é esse então?

Faço essa propaganda, pois conheci o espaço de eventos Vila Fiori, que possui o Vila Fiori Paintball Sport. Algumas imagens falam mais que mil palavras, então vejam abaixo algumas fotos do local. O twitter é @VilaFioriBsb e nele você pode ver o sítio.

Para aqueles que estão pensando “nossa, mas deve custar muito caro esse esporte!” eu confesso que é verdade. Contudo, a afirmação procede quando se decide optar para o ramo profissional. Obviamente, o retorno virá com premiações nos campeonatos e afins. Mas, para aqueles que só querem se divertir e atirar naquele amigo chato (mas que você não quer dizer prá ele) podem ficar tranquilos. Promocionalmente, no mês de Julho/2011, será cobrado o valor de R$ 10,00 por pessoa, incluindo o capacete, o colete, a arma (abastecida com CO2) e 100 bolinhas, para o período de 01 hora. Como eu já conheço outros locais de paintball, não somente em Brasília, posso afirmar que o preço está excelente! No mais, vale muito a pena fazer uma visita, marcar um churrasco com a galera e curtir muito o local!

[Atualização em Abril/2013] Em conversa com o proprietário, informo que não mais existe o Vila Fiori, em virtude de decisão dos sócios pelo encerramento das atividades. Não sei quando isso ocorreu, mas aparentemente já faz um bom tempo. Que pena.


Outras informações podem ser obtidas nos seguintes sítios: fonte [um], fonte [dois] e fonte [três].

Anúncios

Um comentário em “Paintball: diversão para todas as idades

  1. Alyne
    07/07/11

    Paintball é muuuito bom mesmo. Já joguei há muuuito tempo atrás. Adorei.

Comente agora mesmo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 05/07/11 por em Festas e marcado , , .
%d blogueiros gostam disto: