DOCES DIVAGAÇÕES

Pensamentos voam e, de repente, pousam aqui.

O Rio de Janeiro continua lindo…

O Brasil possui incríveis cidades, belíssimos centros urbanos e rurais. De certa forma, isso não é nenhuma novidade – seja para os brasileiros, seja para os estrangeiros. E viajar, como eu disse anteriormente em outro post, é um enorme prazer! E hoje venho tratar da capital Rio de Janeiro (RJ). Fundada em 01 de Março de 1565, é a única cidade do mundo a sediar um império europeu fora da Europa. Foi a capital do Brasil durante o período de 1763 a 1960, quando o governo transferiu-se para Brasília. Atualmente é a segunda maior cidade do país, depois de São Paulo.

Mas não quero tratar de história, tampouco do quanto se fala da cidade e de tudo o que já é comentado em diversos outros sítios e blogs na Internet. Quero tratar de assuntos pontuais, elaborados especialmente àqueles que não conhecem o Rio de Janeiro e pretendem, portanto, viajar para esta belíssima cidade.

Fashion Rio e muitos outros eventos
Além da beleza exuberante de iluminar os olhos, o Rio de Janeiro vende para o mundo a moda de primeira grandeza feita por estilistas e marcas. Juntos, o Fashion Rion (30/05 a 04/06) e o Rio-à-Porter (30/05 a 02/06) foram os responsáveis por exportar as tendências de moda e por vender os produtos 100% brasileiros para compradores nacionais e internacionais. Realizados por Píer Mauá, na região que atualmente passa por uma intensa revitalização para a chegada da Olimpíada de 2016, os eventos que formaram o calendário carioca da moda agregaram à cidade maravilhosa o status de exportadora do jeito despretensioso do brasileiro se vestir.
O Fashion Rio ainda não acabou, mas, mesmo assim, saiba o que vem por aí:
a) Fotorio (02/06 a 17/07): grandes nomes da fotografia brasileira e internacional. Destaque a Itália, com exposição de autores italianos que fotografaram o Brasil e vice-versa;
b) Eco Run Rio (05/06): circuito verde que acredita na enorme aderência do corredor com a preocupação ambiental. Percursos de 5 e 10 km;
c) XIII Congresso de Pneumologia e Tisiologia do Estado do RJ (09/06 a 11/06): conferências, palestras, aulas, simpósios e debates, com autoridades e profissionais de outras especialidades;
d) V Encontro de Americano de Psicanálise de Orientação Lacaniana (11 e 12/06):  comunidade do campo Freudiano nas Américas, tendo como foco o lema “Saúde para todos, não sem a loucura de cada um“;
e) Rio Festival Gay de Cinema 2011 (01/07):  festival internacional de filmes LGBT de longa e curta metragem, com ficção, documentários e experimentais;
f) Rio Sports Show 2011 (14/07): o evento apresenta ao mercado o que há de mais atual em equipamentos para academias de ginástica, fisioterapia, acessórios, softwares, serviços e suplementos alimentares; e muito mais!

O maior festival de animação da América Latina
Entre os dias 15 e 24 de Julho, o Rio de Janeiro se transforma, mais uma vez, na capital mundial da animação. O Anima Mundi, Festival Internacional de Animação, chega à sua 19ª edição com fôlego renovado e há atrações para todos os gostos. E não é só nas telas que cariocas e turistas poderão aproveitar o festival. Além da mostra competitiva, que reúne as melhores animações produzidas ao redor do mundo, o Anima Mundi ainda conta com diversas oficinas. Adultos e crianças poderão produzir seus próprios curtas, por meio de técnicas como massinha, stop motion, areia, entre muitas outras, contando com o apoio dos instrutores do próprio festival.

Pontos turísticos com 50% de desconto
Muita gente que nasceu ou vive no Rio de Janeiro, mas nunca teve a oportunidade de conhecer o Corcovado ou o Pão de Açúcar, por exemplo. Levar os moradores a conhecer melhor a sua própria cidade é o principal objetivo do Carioquinha, projeto que chega à sua 13ª edição, em 2011. Quem nasceu ou adotou o Rio como seu lar terá à sua disposição os principais pontos turísticos com 50% de desconto, até o dia 30 de Junho. A promoção é válida para moradores do Rio e grande Rio. É fácil participar das promoções do Carioquinha: basta apresentar a carteira de identidade nas bilheterias dos locais que fazem parte da promoção. Para os que não nasceram aqui, basta apresentar um comprovante de residência. Quem quiser praticar mergulho, fazer trilhas, saltar de asa-delta ou parapente não pode perder a oportunidade e os preços mais baixos.

A gastronomia a serviço do turista
O Rio de Janeiro vai muito além da beleza de suas paisagens e da alegria da sua população. Para o visitante que chega à cidade é possível desfrutar de excelente gastronomia, aliada à receptividade do carioca. Esta experiência fica ainda melhor a partir de 14 de Junho, quando, durante 10 dias, a cidade recebe a 8ª edição do festival gastronômico Rio Bom de Mesa. Renomados chefs nacionais e internacionais reúnem-se para criar receitas a partir de um tema pré-definido, colocando técnicas que os consagraram em suas regiões a serviço dos ingredientes locais com o objetivo de encantar os mais exigentes paladares. Neste ano, a culinária de Minas Gerais será o grande destaque, proporcionando ao turista uma verdadeira viagem de sabores. A intenção é mostrar toda a diversidade, versatilidade, simplicidade e a sofisticação dos ingredientes, temperos, aromas e sabores da culinária mineira. Escolha seu roteiro e bom apetite!

Como bom turista, tenho atualmente outros olhos para a cidade do Rio de Janeiro e seus habitantes. A única coisa que posso dizer é: o Rio de Janeiro continua lindo…

Anúncios

Comente agora mesmo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 02/06/11 por em Viagens e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: