DOCES DIVAGAÇÕES

Pensamentos voam e, de repente, pousam aqui.

O que se comemora no dia do trabalhador?

Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, em 01 de maio de 1943.

De lá para cá muita coisa mudou. Houve diversas mudanças políticas no Brasil, uma corrente crescente de crescimento e obviamente de pessoas que lutam por uma vaga no mercado de trabalho. Acontece que, ao contrário do que diz o ditado, o sol não está brilhando para todos. Então, atualmente, o que se comemora no dia do trabalhador?

Primeiro há que se responder uma coisa: você está trabalhando atualmente? Se sim, parabéns! Se não, independente do motivo, comece a se preocupar – mesmo se você tiver nascido em berço de ouro. Trabalhar deixou de ser uma atividade primordialmente prazerosa para ser uma necessidade. Crescemos, formamo-nos em alguma profissão para trabalhar, constituir família e progredir na vida. É a ordem natural das coisas.

Infelizmente, todavia, o mundo está beirando o caos em muitos aspectos. Filhos que tentam herdar as finanças dos pais em vida, ataques de violência gratuita e a crescente valorização da banalização dos valores de cidadania, ética e respeito aos outros. Trabalhar, então, virou mero instrumento para repor valores à conta bancária consumida por outros.

Se você realiza uma atividade da qual realmente gosta e sente-se contente com sua remuneração, considere-se uma pessoa de sorte. Concordo, obviamente, que é bom buscar formas de garantir um conforto financeiro melhor à família e aos entes queridos. Mas não deixe sua felicidade entrar nesse jogo, senão quem perde é você. Aproveite o que a vida lhe oferece de melhor: viver. Como é bom acordar sabendo que realizará atividades que lhe dão prazer. Não discrimino pessoas rotuladas como workaholic, desde que sua paixão não influencie negativamente em sua saúde, nem em sua convivência familiar.

O que se comemora, hoje, então? A busca pela realização profissional, pela materialização dos esforços em situações concretas, quando se percebe os benefícios entregues à empresa e à sociedade. Quando se sente que sua atividade faz tanto bem aos outros quanto a você mesmo, valeu o esforço.

Anúncios

Comente agora mesmo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 01/05/11 por em Comemorações, Reflexão e marcado , , , , .
%d blogueiros gostam disto: