DOCES DIVAGAÇÕES

Pensamentos voam e, de repente, pousam aqui.

Carnaval

Quarta-feira de cinzas: e o Carnaval chega ao fim. Mas será que terminou mesmo?

Algumas pessoas podem até me considerar um mero conservador ou, quiçá, retrógrado, no sentido mais pesado da palavra. Redundância, sim, mas será que ela não está presente neste e em todos os outros carnavais?

Em teoria, o Carnaval baseia-se no fornecimento de alegria às pessoas que o querem aproveitar. Gira em torno do consumismo desenfreado do álcool, das músicas, da dança, das drogas e do sexo. As coisas ficam facilitadas, como se o pecado pudesse ser cometido porque é tempo de festa, é tempo de libertação.

Pela religião católica, o Carnaval precede o jejum da Quaresma. Se é assim, “vamos pecar enquanto podemos, para fazer nossas preces depois“. Mera desculpa para realizar todos os desejos, para sair do armário que mantém presa a criatura indômita. Refiro-me, então, ao Carnaval da atualidade.

Não tive a oportunidade de conhecer o Carnaval das marchinhas, das brincadeiras sadias e do volume controlado das músicas. Ao menos é essa a imagem que tenho – do que pareceu ser bom. Obviamente havia álcool, drogas e sexo naquela época. Contudo, não da mesma forma como se procede atualmente.

Não quero aqui discriminar, tampouco recriminar, quem comemora os Carnavais. Acredito, sim, que é tempo de ser feliz, de agitar e de aproveitar a vida. Mas bom senso e os devidos cuidados são necessários. O respeito ao próximo e ao meio ambiente são fundamentais. As folias hão de existir, mas cabe aos foliões realizar a devida manutenção.

Que possamos lembrar dos Carnavais com alegria e com gostinho de quero mais. Que, um dia, as mortes, as doenças e as tristezas sejam substituídas por momentos de felicidades comparáveis com aqueles vividos em outras festas ocorridas no decorrer dos anos. Feliz Carnaval 2011.

Anúncios

5 comentários em “Carnaval

  1. excelente post e website gostei !

  2. Excelente !!

  3. Muito bom o post bem bacana !!

  4. Llikes instagram
    15/03/14

    Gostei do seu blog sempre atualizando

  5. Bem interresante

Comente agora mesmo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 09/03/11 por em Festas e marcado , , .

Navegação

%d blogueiros gostam disto: