Doces Divagações

Pensamentos voam e, de repente, pousam aqui.

Quem disse que bacon faz mal à saúde?

Se você acredita que a onda do light derrubou o barato de comer bacon, se enganou. Esse alimento está na mesa de muita gente. No Brasil, entra na feijoada e na couve que a acompanha. Nos Estados Unidos é consumido diariamente e está nos pratos logo cedo. Se o bacon é tão presente – e saboroso – por que então precisa ser execrado da alimentação?

Bem, não precisa. Nosso toucinho é um poderoso alimento para os músculos, rico em gordura saudável e vitaminas, ou seja, faz bem e pode estar na sua mesa. A fama de vilão que o bacon tem não procede. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, 41% do total da gordura do bacon é formado por ácido oleico – a gordura saudável do azeite de oliva. “O ácido oleico atua de forma positiva no HDL, o colesterol bom“, afirma a nutricionista Adriana Lúcia van Erlen Ávila, da Clínica de Emagrecimento e Estética Vitay, em São Paulo, Brasil.

Ele também contém gordura mono e poliinsaturada: “Ambas são essenciais para a saúde. Afinal é a gordura que propicia a absorção de vitaminas lipossolúveis, como A, D, E, K e O“, revela a nutricionista Márcia Terra, da consultoria Nutri Insight, em São Paulo. Ainda em sua composição estão vitaminas A e B, ômegas 3 e 6 e ferro.

Resumo: só faz mal em excesso. Seja no café da manhã, seja no lanche da tarde, é possível incluir algumas fatias no cardápio. Com parcimônia, claro, já que seu teor de gordura é inegável. O bacon, preparado a partir da carne da barriga do porco, carrega em uma tira de 10g cerca de 1,8g de gordura saturada, quase 10% da recomendação diária. Portanto, pode ser o ingrediente principal de um prato apenas uma vez por semana. Como coadjuvante, pode aparecer mais vezes.

Direitos reservados à revista Men’sHealth, edição 60, de Abril de 2011. Vasculhando um pouco mais pela Internet, é possível observar que não só da carne vive o bacon: há também opções como batons de bacon (link), perfumes de bacon (link) e uma diversidade de produtos que até impressionam (link), como pirulitos, chocolates, pasta de dente, sabonetes, balas, chicletes e carteiras! Cuidado para que um simples prazer gastronômico não se torne uma obsessão alimentar! No mais, aproveite!

About these ads

Um comentário em “Quem disse que bacon faz mal à saúde?

  1. Dee
    28/04/11

    Qdo a particula de HDL fica saturada ela começa a liberar LDL!!! Agora imagina comer UMA fatia disso aqui!!! http://www.oversodoinverso.com/rocambole-maligno-de-bacon-receita-do-leitor-10/ A gente sabe q faz mal MAS tudo que tem açúcar e gordura tem o sabor taaaaaaaaum bom!!!

Comente agora mesmo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 28/04/11 por em Humor, Vapt-Vupt e marcado , , .

  • 27,095 acessos
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: